MODA NO DIREITO

Como e o que vestir em uma audiência:

Existem roupas apropriadas para cada ocasião, assim como para ir ao Fórum e audiências, portanto, um mínimo de sensibilidade sempre ajuda numa escolha correta e feliz. Bom senso e gosto são ingredientes básicos que nunca sairão de moda. Um blazer, uma pantalona, um tailleur, uma saia à altura do joelho, uma calça bem alinhada e até mesmo um jeans estarão sempre na moda. Muitas advogadas, principalmente as novatas, não sabem o que vestir na hora de ficar cara a cara com o Magistrado nas audiências.


Aí vai a dica: use e abuse de roupas discretas, clássicas e confortáveis que não terá erro. O terninho preto, que é superdiscreto, é uma ótima dica, sapato estilo chanel ou sapatilha. A profissional veste e calça conforme seu estilo, não esquecendo que ali não é a vestimenta da advogada que deve chamar a atenção.

Nas audiências não existe regra de como devem se vestir, mas, como é uma solenidade repleta de formalidades, interessante estarmos vestidas da forma mais sóbria possível, não sendo recomendado vestir calça jeans, tênis e camisetas.

Nos corredores dos Fóruns e nas audiências sempre nos deparamos com infinitos trajes, dos mais diversos gostos. Maioria discretos, mas muitas advogadas usam e abusam dos decotes exagerados e saias curtíssimas, o que não é adequado para um ambiente formal.


Normalmente encontrarmos as profissionais do direito vestindo calça jeans que, por sinal, aliado a belos acessórios fica bastante interessante. Fora isso, é muito confortável, para a correria forense, tirar cópias e circular com inúmeros volumes de processos, é perfeito.

Para complementar a vestimenta adequada, de bom tom evitar maquiagem exagerada e excesso de bijuterias.

Salienta-se que a Ordem dos Advogados do Brasil não instrui as profissionais da área a se vestirem com decoro e sim orienta que o Advogado deve se vestir condignamente a sua profissão.

Enfim, sou adepta ao meio termo (“in medius virtus”), pois é no equilíbrio que é encontrada a melhor solução. Nem dar o direito da advogada realizar uma audiência de short, camiseta, chinelo ou tênis; nem obrigá-la a vestir roupas ultra clássicas.

Para finalizar, vale ressaltar que uma profissional bem vestida tem melhor performance, impõe respeito é bem tratada e atendida.



Fernanda Fernandes Ucha

Profissão: Advogada

Idade: 33 anos

Contato: (51) 30236766
fotos tiradas do blog Minissaia.





2 comentários:

Unknown disse...

Oi flor! Obrigada pela visita. Já estou te seguindo também. Abraço!

Anônimo disse...

já passei as dicas p/ as minhas amigas adevas, rsrs
bjocas!

Postar um comentário