
Com a chegada do verão no hemisfério norte, os suíços voltam a tirar as Havaianas do armário, assim como rasteirinhas de todos os estilos, formas e cores. Devido aos terrenos montanhosos da maior parte do território helvético, seus moradores abusam dos sapatos baixos e confortáveis. Para as mulheres, as bailarinas coloridas estão com tudo nessa época do ano, sobretudo para os passeios à beira do lago Léman ou no centro da cidade de Lausanne, para caminhadas pouco extensas. Os tênis tipo Bamba revisitado também estão de volta e são os preferidos entre os adolescentes da região, assim como o Converse, ou all Star, por serem leves e confortáveis.

O bairro Flon se encarrega de comunicar a moda, seja através de suas vitrines ou através de seus freqüentadores moderninhos. A moda para rapazes em termos de camisetas é a marca Heidi.com, uma espécie de paródia bem humorada da heroína do desenho animado suíço de mesmo nome. Ainda na mesma região da cidade, a loja multimarcas Maniak oferece uma grande variedade de acessórios e roupas de grifes ilustres ou desconhecidas cheias de imaginação. Acessórios góticos, vestidos de tule tipo “noiva cadáver”, bótons de personagens de filmes do Tim Burton, moletons tektonik e maquiagem para nenhuma discoteca londrina botar defeito. Mesmo no meio de tanta variedade, o carro chefe da Maniak são as bolsas da marca Freitag, criadas a partir de lonas de caminhão recicladas. E não há quem não tenha estilo com esse acessório que, além de útil, ainda é solidário ao meio ambiente.
Os vestidos também vêm com força na capital do cantão do Vaud, em tecidos leves como o algodão, longos e com estampas floridas. Este ano eles parecem estar mais decotados do que de costume e

Para quem vai curtir as montanhas, fazer trilhas ou praticar esportes radicais, o ideal são os coturnos de solado grosso, fáceis de encontrar em qualquer loja de departamentos. Feitos de diferentes materiais, como a pelica e o nylon, essas botinhas seguram firme o calcanhar e evitam eventuais torções ou derrapagens. Calças ou bermudas cáqui, mochilas da marca especial para caminhadas longas Mammoth ou casacos The North Side completam o look dos esportistas nos Alpes.
Mas nem toda a roupa é bonita se não for acompanhada de um acessório bacana. E os suíços parecem apostar bastante nessa idéia. Roubando um pouco a tradição dos países africanos, os turbantes coloridos enfeitam as cabeças mais alternativas. Colares de contas coloridas ou sementes, brincos de acrílico ou materiais leves estão firmes desde o verão de 2009.

Laura Arteche Courvoisier
Profissão: Jornalista
Idade: 33 anos
Morando em Prilly, Suiça
4 comentários:
Aiii que coisa boa ver a carinha da Laura. Linda como sempre!!! Muita saudade.
Adorei!! Muito legal, me senti viajando um pouco por lá!! Saudades da minha amiga querida!!
deu muita vontade de passear por lá mesmo.
um beijao
ola...
gostaria que me disse se se ha aluns empregos ou formacoes na area da moda, design de moda...
Postar um comentário